Wednesday, April 22, 2009

Jane Austen



Jane Austen (16 December 1775 – 18 July 1817) was an English novelist whose realism, biting social commentary and masterful use of free indirect speech, burlesque, and irony have earned her a place as one of the most widely read and most beloved writers in English literature. (From: Wikipedia), second only to Shakespeare himself.

How much can a work of an artist influence or even change one's life?

When I was 14yo, I watched on TV a BBC series of "Pride And Prejudice" and this work alone molded my sense of aesthetics and love on everything that came afterwards in my life. I became Elizabeth Bennet and since have eyes only to Mr. Darcy: the guy has to look like him, to have the same personality.
I know, I know: there are no Mr. Darcy's in the real world. And that's why I'm solo at this point.

Have you ever thought about it? About some book or some movie you once read or seen influencing you life? You'd better! We all suffer influences by books, music and movies. I'm not an exception nor a freak either. If you think hard enough you'll find out whitch works are influencing you right now. We all are made of bits and pieces we collect along the way.

(IT: the pic is Jane Austen's house in Chawton, Hampshire, UK)


Jane Austen foi uma escritora inglesa cujo realismo, comentário social ácido e excelente uso da linguagem indireta, burlesco e ironia garantiram a ela um lugar como um dos mais lidos e apreciados escritores da literatura inglesa, perdendo apenas para Shakespeare.

Quanto pode uma obra de arte influenciar ou até mudar a vida de alguém?

Quando eu tinha 14 anos, assisti na TV uma minissérie da BBC de "Orgulho e Preconceito" e esse obra sozinha moldou meu senso estético e amoroso em tudo o que se seguiu em minha vida. Tornei-me Elizabeth Bennet e, desde então, tenho olhos apenas para o Mr. Darcy: o cara tem que se parecer com ele e ter a mesma personalidade.
Eu sei, eu sei: não há Mr. Darcy no mundo real. E isso é o porquê estou sozinha agora.

Já pensou nisso? Sobre algum filme ou livro que tenha lido ou visto que tenha influenciado sua vida? Você deve! Todos sofremos influências de livros, músicas e filmes. Não sou exceção e nem freak. Se pensar bastante, você descobrirá quais obras o estão influenciando agora. Somos todos feitos de partes e pedaçs que coletamos ao longo do caminho.

(ET: a foto é a casa de Jane Austen em Chawton, Hampshire, Reino Unido)




1 comment:

Elaine said...

Karina ... o mais incrível é um livro influenciar por interposta pessoa. Eu ... tinha meus vinte e muitos anos ... conheci uma pessoa que tinha lido o livro ... visto o filme ... que falava com tanto ardor das emoçõesdescritas na obra que eu me contaminei. Não procuro nenhum Mr. Darcy, em especial, mas tomo muito cuidado com o preconceito .... em deixar de ver/conhecer algo por preconceito e arrogânica. Confesso que é uma luta ingrata ... perco mitas vezes ... me pego fechada ao novo por puro preconceito ... mas continuo insistindo.

Beijos,

Elaine